Cartografias Audiovisuais do Cariri Cearense

O que são as Cartografias Audiovisuais do Cariri Cearense?

Cartografias Audiovisuais do Cariri Cearense é um projeto do Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais que almeja realizar um percurso histórico de modo a analisar as principais características da cinematografia caririense, conhecer alguns dos principais cineastas do Cariri e analisar os recortes dos lugares filmados, além dos personagens prioritariamente desenvolvidos.


Quem somos?

O Cartografias Audiovisuais do Cariri Cearense é constituído pelo coordenador do projeto, juntamente com três bolsistas.

O professor Rodrigo Capistrano é o coordenador das ações do Cartografias Audiovisuais, além do Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais, doutor em História Social pela UFC, tem experiência na área de História do Brasil, atuando principalmente em documentário, cultura, memória e história do cinema. Atualmente os estudantes de graduação que integram o projeto são: Julita Agapto e Gilles Diniz, acadêmicos de Jornalismo (IISCA), juntamente com João Victor Martins, acadêmico de Engenharia Civil (CCT). Também faz parte do grupo Ythallo Rodrigues, realizador audiovisual e poeta, graduado em Letras, pela URCA, e que atualmente está concluindo mestrado em História e Letras, pela Feclesc/UECE, de Quixadá.


Material Disponibilizado

  1. Resumo expandido publicado ‘’Cartografias Audiovisuais do Cariri Cearense” apresentado no Colóqio do Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais;
  2. Resumo expandido publicado ‘’Deslocamentos e Transformações das Práticas de Cinefilia em Juazeiro do Norte – CE” apresentado no Colóqio do Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais;
  3. Texto sobre “História do Cinema no Cariri” publicado na primeira edição da Revista Corte Seco;
  4. Artigo sobre cinema cearense publicado no e-book “Retratos do Ceará Moderno”.

Catálogo de Produções Audiovisuais do Cariri Cearense

Esta pesquisa foi iniciada em 2019, com o intuito de desenvolver um mapeamento da produção cinematográfica da região, realizando um percurso histórico que tem como objetivo analisar quais as principais características desta cinematografia. Conhecer alguns dos principais cineastas do Cariri e buscar entender as condições que possibilitaram o surgimento e o desenvolvimento dessa cena local foi o nosso objetivo inicial.

No início desse mapeamento, a atividade prioritária desenvolvida foi o catálogo de filmes realizados na região do Cariri. A pesquisa contou com um levantamento de referencial teórico sobre o assunto e teve como principal base de dados para coletar informações dos filmes o site da Cinemateca Brasileira.


Contato

Contribua com o nosso mapeamento: Mande um e-mail para cartografiascariri@gmail.com ou entre em contato via Instagram, no @observatorio.cariri