Resumo
O Mapeamento do Patrimônio Cultural Imaterial de Juazeiro do Norte, é um projeto da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, desenvolvido em parceria com o Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais da Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Têm como objetivo principal mapear e documentar as formas de expressões, saberes e ofícios da cidade, em formato de vídeo, texto e fotografia, produzindo conteúdos a serem utilizados em ações de educação patrimonial e disponibilizados à população.

Expressões
Consistem em manifestações associadas a determinado grupo social ou região, desenvolvidas por atores sociais reconhecidos pela comunidade, nos quais o costume e tradição definem normas, estruturas e repertórios (IPHAN, 2000). Em Juazeiro do Norte, podemos identificar como expressões as lapinhas, guerreiros, reisados, bacamarteiros, cocos, maneiro-pau e bandas cabaçais. Para saber mais, acompanhe essa seção da plataforma. 

Ofícios e Modos de Fazer
São as atividades desenvolvidas por especialistas reconhecidos como detentores de técnicas que identificam um grupo social ou localidade com o fim da produção de objetos a partir de matérias primas e da atividade que exista um sentido prático ou ritualístico. Em Juazeiro do Norte, podemos identificar a xilogravura, o cordel, a arte popular, o artesanato em palha, barro, flandre, etc.

Objetivo

identificar as formas de expressão, os saberes e fazeres culturais. Entre os ofícios e manifestações mapeadas estão artesãos, bandas cabaçais, bacamarte, cordelistas, guerreiros, imaginários, lapinhas, maneiro pau, reisados, rezadeiras e xilógrafos.

Integrantes

Coordenador: Ivan Satuf, professor do curso de Jornalismo;
Estudantes: Bibiana Belisário – Jornalismo (IISCA),  Lara Alencar – Jornalismo (IISCA), Adezília Lima – Engenharia Civil e Alda Maria dos Santos – Música