Cultura, Africanidades e Afrobrasilidades nos Espaços Formais de Educação

A universidade é o lugar do diálogo e da reflexão em torno de problemas reais, portanto, deve estar em conversa com as produções culturais da sociedade. Nesse sentido, exigindo uma reflexão sobre a estrutura dada. A Cultura, como parte do mundo e princípio educativo, pode está diretamente vinculada a pesquisa que, por sua vez, fornece artefatos para melhor compreender a relação cultura, sociedade e educação. O conhecimento produzido nos diálogos entre academia e sociedade não acadêmica devem compor programas de formação voltados à instrumentalização do corpo universitário e de toda comunidade, colocando propostas e caminhos para melhor atender a sociedade. Nesse sentido, os estudos sobre a Cultura, enquanto conceito, e as culturas podem contribuir nesse processo de diálogo, mundo acadêmico e não acadêmico. Destarte, a pesquisa ora colocada como propositura, consiste em realizar mapeamento, em ambientes escolares, de atividades as quais remetam ao legado cultural de matriz africana e afro-brasileira e a relação de diálogo desse espaço de fazer educacional com as manifestações de base afrodescendente da região Crajubar (composto pelos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha). Esta, por sua vez, será o campo de pesquisa foco das inquirições. Almejar-se refletir a promoção da cultura de base africana e afrodescendente na construção identitária nos fazeres educacionais da educação formal.